-
Arquitetos: Nitsche Arquitetos
- Área: 750 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Israel Gollino
-
Fabricantes: Ecotelhado, Esquadrias Mundial, Esquadrias Mundial, Serge Ferrari
Descrição enviada pela equipe de projeto. A implantação do projeto busca estabelecer uma composição do programa através da sua subdivisão em blocos. Essa organização espacial permitiu um bom aproveitamento do terreno disponível, além de gerar espacialidades que associam a residência à uma relação entre interior e exterior. O elemento centralizador e conector dos diferentes volumes construídos é uma praça ajardinada, permeada por um grande lago. A água e os maciços vegetais compõem os caminhos entre um bloco e outro, tornando o caminhar pela casa totalmente integrado à área externa.
O programa está dividido em quatro blocos principais. O primeiro abriga o núcleo íntimo da casa, com as acomodações de cada integrante da família. Há também um volume social, que conta com cozinha, sala de estar, e ambientes para convivência. O terceiro bloco contém acomodações para hóspedes, já que se trata de uma residência de veraneio. E, por fim, o último bloco conta com áreas de apoio da casa, como garagem e outros serviços.
A residência foi construída em estrutura mista de madeira e aço, aliada a uma escolha de cores que realça esse partido estrutural. Detalhes em azul vivo emolduram a estrutura da casa e as vedações priorizam a transparência, buscando amplitude e integração com a vegetação.
O projeto busca, como premissas gerais, espacialidades amplas, totalmente integradas com o espaço externo e uma implantação fragmentada e horizontalizada, que reforça as intenções de uso e habitação para lazer e descanso numa cidade do interior.